top of page

Troque o Medo por Esperança

Atualizado: 3 de dez. de 2020

Clique abaixo e faça o download desse texto em pdf!

Troque o medo por esperanca
.pdf
Download PDF • 126KB




O câncer não é o fim, mas o início de uma nova batalha.


Oncologista é o médico especializado no tratamento dos tumores malignos (o câncer propriamente dito). Na moderna oncologia, ele deve estar inserido em uma equipe multidisciplinar, onde são discutidas as opções de tratamento e estabelecidas as estratégias de combate ao tumor, de forma muito individualizada.

O diagnóstico oncológico ocorre após algumas etapas e após uma análise bastante criteriosa dos sinais, sintomas, exames de imagem e de biópsia. Neste contexto, o paciente precisa ser visto como um todo, considerando ainda os aspectos psicológicos e sociais da doença.

A confirmação do diagnóstico, muitas vezes, encerra em si uma perspectiva obscura, quanto a um período de vida difícil, cheio de traumas e sequelas (pela cirurgia, pela quimio ou pela radioterapia) e com a possibilidade de perder a batalha ao final de algum tempo. Porém, nem sempre isso é verdade!

Hoje em dia os tratamentos estão cada vez mais avançados, com inúmeros medicamentos novos, chamados de drogas-alvo, que são ativos para diversos tipos de tumores, dentro de mutações específicas. Além disso, a cirurgia também evoluiu, e grande parte dos procedimentos pode ser realizado através de uma câmera, combinado ao uso de pinças delicadas, o que diminui o trauma cirúrgico para o paciente. É a cirurgia minimamente invasiva, feita por laparoscopia, ou ainda, por robôs (operados por um cirurgião).

Troque o medo por esperança, esse é o tema permanente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Agende sua consulta com o Dr Wiliam Casteleins (CRM-PR 24.807), cirurgião oncológico titulado pela SBCO. Ele está apto a avaliar seu caso e auxiliar na condução do tratamento, apoiado pela equipe multiprofissional do Centro de Oncologia do Paraná, sede OncoVille em Curitiba. Para mais informações, acesse também: https://www.troqueomedoporesperanca.com.br/

Copyright (todos os direitos reservados) para o Dr. William A. Casteleins, CRM-PR 24.807

15 visualizações0 comentário
bottom of page