top of page

Quando procurar um oncologista?

Atualizado: 3 de dez. de 2020


Clique abaixo e faça o download desse texto em pdf!

Quando procurar um oncologista
.pdf
Download PDF • 122KB




A Cancerologia é um ramo da medicina que investiga e trata pacientes com tumores.


O Oncologista é o médico clínico especializado no tratamento do câncer. É aquele profissional que se ocupa da abordagem geral, do cuidado do paciente e especificamente da prescrição de tratamentos sistêmicos como quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Não é comum o paciente procurar um oncologista por achar que “está com câncer”. Ao procurar um médico, ele não sabe ainda a natureza da sua doença e, assim, não procura diretamente um especialista. Para se ter uma ideia, 70% dos diagnósticos de câncer são feitos por médicos não-cancerologistas como, por exemplo, ginecologistas, pneumologistas, gastroenterologistas e dermatologistas. Esse dado evidencia a importância desses profissionais no controle da doença.

Alguns sintomas específicos costumam ser o prenúncio do diagnóstico do câncer, como crescimento anormal de uma parte do corpo, perda de peso ou sangramento inesperado na urina ou nas fezes. Na busca de um diagnóstico são utilizados recursos tecnológicos como tomografias computadorizadas, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas e exames laboratoriais gerais e específicos, além dos exames físicos (conforme os sinais e sintomas relatados pelo paciente).

Constatada a malignidade da doença, entra em cena o oncologista clínico. Esse especialista será o responsável por indicar os possíveis tratamentos e participará de todas as decisões relevantes do processo. Porém ele também não atua sozinho, divide as responsabilidades e as decisões terapêuticas em conjunto com outros colegas cancerologistas, mas que têm diferentes formações, que são o Cirurgião Oncológico e o Radioterapeuta. Estas reuniões multiprofissionais, para tomada de decisões quanto ao tratamento e investigação, são denominadas Tumor Boarding. O Centro de Oncologia do Paraná promove estas reuniões semanalmente, em que os membros do corpo clínico apresentam os casos e os discutem com apoio de outros especialistas, como Radiologistas, Médico Paliativista, Psicólogo




Copyright (todos os direitos reservados) para o Dr. William A. Casteleins, CRM-PR 24.807



106 visualizações0 comentário
bottom of page