top of page

HIPEC – Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica, há benefícios?

Atualizado: 3 de dez. de 2020

Clique abaixo e faça o download desse texto em pdf!

Blog_5_-_HIPEC_ou_Quimioterapia_Intraper
.
Download • 122KB





Esta é uma modalidade de tratamento controversa, e até recusada por muitos oncologistas clínicos, porém tem indicações específicas, em que pode ser utilizada com segurança e excelentes resultados


Traduzida do inglês, a sigla HIPEC significa quimioterapia intraperitoneal hipertérmica. No tratamento tradicional, a quimioterapia é endovenosa (feita pela veia) ou administrada por via oral. Em HIPEC, faz-se a aplicação dos medicamentos em alta concentração diretamente nos órgãos intra-abdominais e no peritôneo, por tempo e temperatura variável (entre 41 a 43º), dependendo da medicação utilizada. Deste modo, é possível aumentar a absorção e conseguir maior eficácia na destruição das células cancerígenas residuais milimétricas. Porém, os resultados favoráveis se devem não só à medicação, mas a uma meticulosa técnica cirúrgica de remoção de toda tumoração visível no abdômen.

Os resultados oncológicos da Cirurgia Citorredutora combinada a HIPEC são animadores, com ganhos expressivos de sobrevida, em situações clínicas bem específicas, de acordo com diversos trabalhos científicos publicados. A principal indicação para este tratamento são as disseminações peritoneais dos tumores mucinosos de apêndice (pseudomixoma peritoneal e mesotelioma peritoneal maligno). A técnica também pode ser estendida para outras neoplasias, com resultados satisfatórios, como é o caso da carcinomatose peritoneal pelo câncer de ovário e colorretal.

Se você gostaria de mais informações e detalhes sobre esta complexa técnica de tratamento, ou se deseja saber se há indicação para o seu caso, agende uma consulta conosco. Teremos prazer em avaliá-lo e aconselhá-lo.

Copyright (todos os direitos reservados) para o Dr. William A. Casteleins, CRM-PR 24.807

26 visualizações0 comentário
bottom of page