top of page

Quais os tipos de médicos cancerologistas?

Atualizado: 3 de dez. de 2020

Clique abaixo e faça o download desse texto em pdf!

Quais os tipos de médicos cancerologista
.
Download • 111KB




Talvez você não saiba, mas a oncologia se divide em basicamente 3 grandes áreas de atuação.


A Oncologia se divide em subáreas clínicas e cirúrgicas. Basicamente o Oncologista Clínico é o médico que trata pacientes com câncer por meio da aplicação de medicamentos específicos, como quimioterapia. Mas não só, atualmente diversas outras modalidades mais modernas de tratamento, que chamamos de ¨sistêmico¨, são utilizadas, como imunoterapia, hormonioterapia e terapia alvo molecular. Esta é a área de atuação mais importante do Oncologista Clínico.

O Cirurgião Oncológico, por sua vez, é dedicado ao tratamento cirúrgico dos tumores, sendo eles benignos ou malignos (estes sim, denominados ¨câncer¨). Portanto, o cirurgião oncológico realiza cirurgias, desde procedimento simples, como implantes de cateter para quimioterapia e biópsias, como altamente complexos e demorados, como ressecções combinadas e reconstruções multiviscerais, seja pela via convencional (cirurgia ¨aberta¨), seja via minimamente invasiva (laparoscopia ou cirurgia robótica), quando possível.

A Radioterapia é um ramo diferente destes, porém que atua em sinergia com os demais especialistas, na aplicação de terapia por meio de isótopos radioativos. Também possui segmentações específicas e modalidades um pouco distintas, desde os modelos ultrapassados de bombas de cobalto aos modernos aceleradores lineares, com terapias chamadas ¨3D¨, de intensidade modulada (IMRT) e guiada por imagem (IGRT), além de braquiterapia e aplicações concentradas para alvos específicos (radiocirurgia estereotáxica).



Copyright (todos os direitos reservados) para o Dr. William A. Casteleins, CRM-PR 24.807

11 visualizações0 comentário
bottom of page